Entenda por que é importante fazer drenagem linfática pós-operatória

Tempo de leitura: 6 minutos

Quando cogitamos uma cirurgia plástica, nos preocupamos com todos os detalhes do procedimento, não é verdade? Mas não podemos esquecer que o sucesso da cirurgia depende também dos cuidados posteriores. A drenagem linfática pós-operatória é um deles.

Por incrível que pareça, muitas mulheres entram no centro cirúrgico sem saber o que envolve o processo de recuperação. Essa conduta pode levar a decisões ruins e ao comprometimento dos resultados. Entender por que a drenagem linfática é importante após uma cirurgia fará você perceber a necessidade de seguir essa recomendação à risca.

Com o compromisso de deixá-la por dentro do assunto, abordaremos alguns pontos relevantes desse tratamento que devem ser observados ainda antes da operação.

Siga com a leitura do post e saiba mais!

O que é drenagem linfática pós-operatória?

No funcionamento normal, o corpo excreta o excesso de água pela urina, suor e fezes. Em algumas situações, como uma alimentação rica em sódio, pode ocorrer retenção hídrica. No entanto, há outras condições que causam esse problema.

Durante a cirurgia, é comum os tecidos sofrerem traumas. Como uma reação de defesa à agressão, as células também passam a armazenar líquido e têm dificuldade de eliminá-lo.

Esse inconveniente é solucionado com o estímulo do sistema linfático. De maneira resumida, ele consiste na circulação da linfa, a qual executa a “limpeza” do organismo e encaminha as toxinas e o excesso de água para eliminação.

É aí que surge a importância da drenagem linfática. Como o próprio nome diz, ela faz a drenagem do excesso de fluidos com a manipulação do sistema linfático. Para isso, o profissional utiliza técnicas de massagens que podem ser manuais ou com a ajuda de equipamentos.

No pós-cirúrgico, indica-se a massagem manual.

Quais são os benefícios?

A depender da paciente, as dores e o edema (inchaço causado pela retenção hídrica) são amenizados logo no início do tratamento. Além disso, as massagens viabilizam maior fluxo de sangue e oxigenação dos tecidos, melhorando a circulação sanguínea e a remoção dos hematomas.

Outros benefícios também são adquiridos com o passar das sessões e após o término delas. É o caso da redução da fibrose e a aceleração da cicatrização.

A fibrose é uma cicatriz interna, que em maior grau e por vários motivos, pode ficar evidente em algumas pessoas. Uma das formas de evitar o seu desenvolvimento é a realização da drenagem linfática.

A cicatrização também se beneficia graças a uma regeneração celular mais rápida. Isso permite uma recuperação de qualidade e proteção contra infecções.

Quais são os cuidados durante as sessões?

Esse é o aspecto que mais diferencia a drenagem linfática comum da pós-operatória. Devido à sensibilidade e à vulnerabilidade da região operada, os movimentos das mãos são suaves, respeitando o nível de dor suportado por cada um.

De forma combinada, as manobras de bombeamento e deslizamento movem a linfa para os gânglios, onde ela é filtrada.

A maior concentração de estímulos acontece entre o peito e o pescoço — localização de gânglios importantes. Lá, a massagem é capaz de promover a drenagem em todo o corpo e ativar a circulação.

Acionar certas funções do organismo sem prejudicá-lo não é para qualquer um e requer estudo e prática. Sempre procure por profissionais qualificados e experientes para a execução do trabalho, combinado?

Quantas sessões são necessárias?

Você sabia que o modo de recuperação após uma cirurgia difere entre as pessoas? Enquanto umas tem o metabolismo acelerado, outras funcionam de maneira mais lenta.

Por esse motivo, é muito complicado falar em um número exato de sessões. Além das características do indivíduo, o desdobramento da operação também conta na determinação da quantidade.

Isso revela a obrigatoriedade da avaliação de um especialista para decidir quantas drenagens são suficientes.

Contudo, pode-se dizer que o tratamento permanece até o desaparecimento dos incômodos. Existe uma estimativa mínima de 10 sessões.

Quanto tempo depois da cirurgia é recomendado?

Esse fator precisa ser analisado por um médico. Aliás, nunca inicie a drenagem linfática pós-operatória sem a autorização do seu cirurgião! Só ele será capaz de dizer quando é possível começar.

Em algumas circunstâncias, a recém-operada precisa de um tempo maior de repouso. Em outras, a recomendação é iniciar o quanto antes.

A prescrição considera o histórico médico da pessoa, o procedimento cirúrgico e o nível de dor.

Para quais tipos de cirurgia é fundamental fazer a drenagem?

As cirurgias estéticas são os principais tipos de intervenção que exige a drenagem linfática pós-operatória. Entre elas, destacam-se a lipoaspiração e a abdominoplastia.

A primeira tem como objetivo a retirada de gordura e a segunda remove o excesso de pele da região abdominal. Em ambas, ocorre a retenção e o edema. Assim, quem pretende submeter-se a uma delas, não pode deixar de fazer a drenagem. É indispensável!

Como o inchaço e os prováveis hematomas se concentram na barriga, eles influenciam na obtenção dos resultados. Sem esquecer que esse cuidado complementar também evita a formação da temida fibrose, conforme mencionamos anteriormente.

Ao longo das sessões, e depois de um certo tempo de cirurgia, o abdômen toma a forma desejada, os incômodos vão embora e a aparência melhora.

Qual é a relevância do local de realização da drenagem?

Uma cirurgia plástica requer um médico e um hospital de confiança, certo? Isso também vale para os cuidados no pós-operatório.

Para que o procedimento seja feito com segurança, é essencial a conformidade da clínica onde ele será efetuado. Confira alguns itens a seguir.

Local

Dirija-se ao estabelecimento e observe todos os detalhes. Por exemplo, a higiene, o uso de materiais descartáveis, a adequação dos profissionais e o atendimento.

Regularidade perante os órgãos de fiscalização

Sempre escolha uma empresa que cumpre as exigências legais para o funcionamento. Isso aumenta a sua segurança ao contratar um serviço.

Além disso, os profissionais devem ter experiência e qualificação comprovada.

Preço

Você concorda que um ótimo trabalho tem o seu valor? Então, desconfie de ofertas extremamente abaixo do mercado! Busque uma clínica que ofereça boas formas de pagamento e um preço justo.

Condições contratuais

Conhecer os termos do contrato é outra proteção para você. Leia atentamente cada cláusula e se algo não estiver claro, pergunte!

Como você viu, a drenagem linfática pós-operatória é crucial para alcançar resultados satisfatórios após uma cirurgia. Seguindo as recomendações profissionais, o tratamento cumprirá o seu papel com excelência no processo de recuperação.

Para mais informações sobre esse e outros serviços, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atendê-la!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *