Precisa melhorar a circulação sanguínea? Aposte nestes 7 sucos

Tempo de leitura: 6 minutos

Tornozelos inchados, pernas pesadas e cansaço são sintomas que atrapalham a sua rotina? Se sim, talvez você precise melhorar a circulação sanguínea. Mas você não é a única!

Esse problema é muito comum nas mulheres e surge quando o sangue tem dificuldade de passar pelas veias e artérias em determinadas regiões do corpo.

Alguns fatores podem contribuir para a ocorrência desse quadro, como o uso da pílula anticoncepcional, o excesso de peso e o hábito de passar muito tempo sentada ou em pé. Outras condições, como as características hereditárias ou o envelhecimento, podem também nos colocar nessa situação.

Além dos sintomas acima, a má circulação causa sensação de formigamento, dores nas pernas, varizes, pele seca, mãos e pés frios, celulite e manchas.

Assim, melhorar esse problema é importante para ter qualidade de vida. O tratamento dos sintomas aliviam as dores, o inchaço e a aparência das pernas.

Uma forma bastante eficiente de evitá-los, entre outros cuidados, é bebendo sucos. Mas não é qualquer um! As preparações precisam conter os ingredientes certos para oferecerem o efeito desejado.

Quer aprender a fazer esses sucos e ganhar bem-estar? Confira a seguir 7 receitas práticas e maravilhosas!

1. Suco de couve

Ingredientes:

  • 1 punhado de couve;
  • 1 laranja de tamanho médio;
  • 300 ml de água;
  • açúcar a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem as frutas, extraia o suco da laranja e bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Depois é só servir!

A couve contém substâncias que atuam na oxigenação e no aumento das células vermelhas do sangue. Por suas folhas serem verde-escuras, ela é fonte de clorofila, componente que “limpa” o sangue e colabora para o bom funcionamento do fígado.

Todos esses motivos fazem deste suco um dos preferidos para melhorar a circulação sanguínea.

A laranja, rica em vitamina C, deixará o sabor mais agradável e refrescante.

Uma ótima dica é combinar a couve com outras frutas cítricas também, como o limão. Experimente!

2. Suco de laranja e amora

Ingredientes:

  • 1 laranja de tamanho médio;
  • 10 amoras pretas;
  • 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Esprema a laranja e adicione o seu suco no liquidificador junto com as amoras e o gengibre. Bata bem e sirva!

Essa combinação deliciosa também é capaz de fazer maravilhas pela saúde da sua circulação. Os ingredientes principais possuem propriedades que vão ajudar no alívio das pernas cansadas e na diminuição do inchaço.

A laranja, por conter muitos antioxidantes, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e elimina os radicais livres.

Assim como essa fruta, a amora também é rica nesses compostos. Os mais importantes são as antocianinas e as proantocianidinas, as quais fazem parte da pigmentação da fruta. Elas aumentam o tônus muscular das paredes das veias, facilitando o fluxo de sangue.

E não menos importante, o gengibre. Essa raiz é conhecida por ser um ótimo anti-inflamatório e contribuir para a diminuição das dores nas pernas.

3. Suco de rabanete e cenoura

Ingredientes:

  • 2 cenouras médias;
  • 1 rabanete;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Após lavar bem os ingredientes, pique as cenouras e o rabanete em pedaços pequenos. Adicione-os no liquidificador e bata até obter uma consistência homogênea. Beba imediatamente.

A cenoura e o rabanete têm muitas fibras, o que melhora a digestão e evita o inchaço pela retenção de líquidos. Além disso, o rabanete é fonte de várias enzimas que atuam na eliminação de toxinas, possibilitando melhorar a circulação sanguínea.

Embora a mistura dos ingredientes não seja comum, os benefícios desse suco valem a tentativa! O sabor pode surpreendê-la!

4. Suco de beterraba, cenoura, pepino e maçã

Ingredientes:

  • 1 beterraba de tamanho médio;
  • 2 cenouras;
  • ½ pepino;
  • 1 maçã (preferencialmente com casca).

Modo de preparo:

Corte os ingredientes em pedaços pequenos e bata-os no liquidificador com o mínimo de água — apenas o suficiente para bater.

A beterraba contém substâncias que abrem os vasos sanguíneos e diminuem a pressão arterial. Com isso, o fluxo de oxigênio no sangue aumenta.

Outra propriedade importante é que o magnésio desse vegetal facilita a circulação sanguínea e o retorno venoso.

A cenoura, a maçã e o pepino possuem muitas fibras, as quais são indispensáveis para o bom funcionamento do intestino e para evitar a retenção hídrica.

5. Suco de abacaxi e gengibre

Ingredientes:

  • 5 fatias médias de abacaxi;
  • cerca de 1 cm de gengibre;
  • 200 ml de água (opcional).

Modo de preparo:

Passe os ingredientes no liquidificador e adicione a água, se preferir uma consistência menos grossa.

A ação anti-inflamatória do gengibre e do abacaxi reduzem as dores e o inchaço causado pela circulação ineficiente.

6. Suco de melancia e limão

Ingredientes:

  • 1 melancia;
  • suco de limão a gosto.

Modo de preparo:

Esse suco é o mais criativo de todos! Você precisará abrir o topo da melancia e encaixar o mixer, de modo a processar a polpa dentro da própria fruta. Depois, coe esse suco e misture-o ao sumo do limão.

É uma bebida refrescante e ideal para ser consumida ao longo do dia.

A melancia e o limão estão entre as frutas ricas em antioxidantes. E, como agora você já deve saber, essas substâncias ajudam a melhorar a circulação por fortalecerem as paredes dos vasos sanguíneos.

7. Suco de abacaxi, aipo e salsinha

Ingredientes:

  • 2 fatias médias de abacaxi;
  • 1 caule de aipo;
  • 1 colher (sopa) de salsinha;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

Corte o aipo em pedaços menores e bata-o no liquidificador junto com os outros ingredientes.

O abacaxi, o aipo e a salsinha são ótimos para melhorar a circulação sanguínea por serem bastante eficazes na eliminação de toxinas e no fortalecimento das veias.

O aipo é fonte de vitamina K, nutriente que faz parte do processo de coagulação e facilita o fluxo sanguíneo. A salsinha age como um purificador do sangue e, assim como o abacaxi, possui substâncias anti-inflamatórias importantes na suavização dos sintomas.

Como você pode ver, é possível melhorar a circulação sanguínea com a alimentação. A ingestão desses sucos, aliados a uma dieta equilibrada e à prática de atividade física, reduzem consideravelmente o inchaço, a sensação de cansaço e as dores nas pernas. Vale a pena apostar neles!

O que achou desses sucos poderosos? Se você gostou, compartilhe este post nas suas redes sociais e passe as receitas para as suas amigas!

Sobre Clinica Eva

Clinica Eva

A Clínica EVA valoriza o cliente, prestando atendimento sempre de forma ética e transparente, identificando as suas reais necessidades e proporcionando a melhor experiência em alcançar beleza e bem estar. Trabalhamos com o que existe de melhor para tratamentos corporais, faciais e depilação a laser, com profissionais preparados e qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *